Os princípios e valores orientadores do presente Projecto Educativo, bem como a missão da instituição educativa, decorrem do consagrado na Declaração Universal dos Direitos do Homem, na Declaração sobre os Direitos da Criança, na Lei de Base do Sistema de Educação e Ensino (Lei nº16/17, de 7 de Outubro).
PRINCÍPIOS
Entendidos enquanto fundamentos filosóficos que pautam a definição das suas metas e estratégias.
- Princípio de legalidade, de integralidade, da laicidade, da universalidade, da democraticidade, da obrigatoriedade, da intervenção do Estado, da qualidade dos serviços, da educação e promoção dos morais, cívicos e patrióticos.
- Princípio do direito à educação e à cultura, entendidas como acção formativa permanente, vocacionada para o pleno desenvolvimento da personalidade e promotora do progresso social, que visa preparar de forma integral o indivíduo para as exigências de vida individual e colectiva.
- Princípio do respeito pela pessoa humana e seu desenvolvimento pleno e harmonioso, a fim de ser capaz de enfrentar desafios de sociedade, especialmente na consolidação da paz, da unidade nacional, no promoção e protecção dos direitos da pessoa humana, do ambiente, bem como um processo de desenvolvimento científico, técnico, tecnológico, económico, social e cultural do país.
- Princípio da defesa da identidade nacional, da língua e da cultura angolana, bem como da sua matriz histórica, no enquadramento da tradição universalista angolana e na dinâmica da globalização.
- Princípio da cidadania, no respeito da articulação dos projectos individuais e colectivos, tendente à formação harmoniosa e integral do individuo, com vista à construção de uma sociedade livre, democrática, de direito, de paz e progresso social.
VISÃO E MISSÃO
Igualdade de oportunidades: Todos os jovens têm direito a uma educação adequada, em autêntica igualdade de oportunidades respeitantes a todos os níveis educativos, de acordo com as capacidades de cada um.
Pais, os primeiros e principais educadores – Os pais, têm o direito de escolher o tipo de educação que julguem mais de acordo com a sua orientação educativa e familiar, fundamentando a sua opção no conhecimento do carácter próprio e projecto educativo e identidade do próprio Colégio.
Liberdade docente e carácter próprio – Os professores têm o direito de realizar a sua função docente em liberdade, no contexto do seu trabalho, mas integrado no projecto educativo do Colégio e no nível educativo que lhe corresponde.
Promove a educação para a cidadania – Ser cidadão responsável e consciente dos seus direitos e deveres, valorizando a dimensão ética, é fundamental para uma vida harmoniosa em sociedade.
Laicismo – Assume-se como um Colégio laico. Aberto a todos os credos e religiões, pretende ser um espaço de liberdade e de diálogo permanentes entre as várias correntes de pensamento.
Defende a autonomia e independência – Aliados a um espírito de grupo e de família, onde impera a afectividade, distinguem-se os valores de expressão individual, de liberdade de pensamento e autonomia no processo de ensino-aprendizagem, como pedras basilares para um desenvolvimento harmonioso e responsável. Proporcionando a todos as mesmas oportunidades para ser diferentes.
Valoriza a responsabilidade, disciplina e o diálogo – A expressão da individualidade de cada aluno é enquadrada pelo respeito das regras de funcionamento colectivo do colégio, no sentido da responsabilização e interiorização dos valores.
Defende a globalidade da formação do indivíduo – Aposta na dimensão plural da realização criativa e da inovação, valorizando as vertentes de expressão plástica, a formação musical, desportiva, científica e tecnológica.
Tem uma perspectiva ecológica – Promove os valores da ecologia, a preservação da natureza e do meio ambiente, através do conhecimento dos recursos naturais e da sua utilização racional.
Defende a solidariedade e os direitos humanos – Num mundo tão conturbado em que cada vez mais sobressaem as desigualdades o colégio preconiza acções solidárias em que se envolve toda a comunidade educativa. O respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais, e pelos princípios consagrados na Carta das Nações Unidas, balizam a prática educativa do Colégio.
Valoriza o ideal desportivo como fonte de saúde, disciplina, espírito de grupo e competitividade.
OBJECTIVOS
O Colégio Elizângela Filomena procura concretizar em todos os níveis de ensino um projecto pedagógico global, enquadrado pelos objectivos gerais do ensino pré-escolar, primário e secundário delineado pelo Ministério da Educação.
O objectivo principal da educação do Colégio Elizângela Filomena é o crescimento harmonioso do aluno que compreende o respeito pelos valores dos direitos fundamentais da pessoa humana.
A prática educativa pressupõe o conhecimento das características, manifestações e necessidades de cada estádio de desenvolvimento da criança e do jovem, no sentido de optimizar as suas possibilidades de crescimento e evolução.
Nos primeiros anos de vida da criança, a tónica é colocada no desenvolvimento e estimulação precoce da psicomotricidade e das capacidades sensoriais, que constituem o cerne da evolução das capacidades intelectuais. Para nós, a concretização das capacidades cognitivas e das aptidões específicas dos alunos constrói-se na relação com o outro, na comunicação e expressão dos afectos – a base da socialização.
Educar significa aliar a aquisição e domínio dos saberes ao espírito crítico, independente e participativo na sociedade, na afirmação quotidiana dos valores humanistas que norteiam esta Escola.
O Colégio privilegia a construção da autonomia e o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade singular de cada um, enriquecidos na possibilidade de múltiplas expressões – plástica, musical, desportiva, científica e tecnológica. A criatividade, inovação e sensibilidade artística são estimuladas e desenvolvidas no contacto com manifestações estéticas diversificadas.
A cultura física e desportiva afirma-se como componente fundamental do desenvolvimento físico e psíquico, espaço de partilha e de inter-ajuda, auto-disciplina, competitividade e sentido de grupo.
O aluno no centro das aprendizagens. Estas são diversificadas e contemplam os diferentes ritmos e necessidades de cada um.
Desenvolvimento de metodologias activas e inovadoras que apelem à participação do aluno na construção das suas aprendizagens, conduz a uma crescente autonomia e a uma permanente reflexão crítica.
Ajudar o aluno a utilizar as tecnologias de informação como instrumentos de trabalho habituais e quotidianos, sem descurar a importância relacional do trabalho em grupo, e apoiar um saudável espírito competitivo, mantendo as relações de entre-ajuda e de solidariedade com os outros, são passos fundamentais na preparação de um cidadão trabalhador e responsável.
Educação para os Valores / Educação para a Cidadania.
Alertar o aluno para as grandes causas, como o combate à violência e às desigualdades económicas e sociais, a injustiça, a desumanização das sociedades competitivas e consumistas, a destruição do património, a defesa do meio ambiente, e envolvê-lo em projectos de solidariedade nacional e internacional, são os pontos fulcrais da educação para os valores do Colégio Elizângela Filomena.
Formar cidadãos conscientes, responsáveis e participativos numa sociedade democrática é, neste domínio, o principal objetivo.
O intercâmbio entre o Colégio e a comunidade envolvente proporciona a partilha de experiências e a concretização de vivências, projectos e ideias que relacionam a aprendizagem e a descoberta de valores numa perspectiva de compromisso com os outros e com o meio.
No cumprimento e na interiorização das regras da Escola complementa-se a educação cívica iniciada na família. Procura-se fomentar nas relações entre os alunos e os restantes elementos do Colégio, a prática de valores de convivência cívica, de respeito pelo outro e pela diferença, de tolerância e diálogo.
VALORES
Pretendemos que os alunos do Colégio Elizângela Filomena sejam, em geral:
- Responsável e respeitador da heterogeneidade socioeconómica que caracteriza as nossas sociedades;
- Criativo, empreendedor e com iniciativa própria, sendo organizado;
- Flexível e facilmente adaptável a novas situações;
- Autónomo, competitivo, mas solidário e com espírito de grupo;
- Tenha espírito de entre-ajuda, cooperação, organização, auto-disciplina e persistência;
- Crítico, mas tolerante, compreendendo o sentido ético na sua vida quotidiana, em termos de valores individuais e colectivos;
- Sensível aos problemas sociais e ambientais, sendo promotor de defensa dos direitos humanos;
- Promotor da cultura e da aprendizagem ao longo da vida.