POSICIONAMENTO METODOLÓGICO

Na nossa perspectiva é necessária uma cultura de participação que envolva a comunidade educativa. O colégio passará a usufruir de uma melhor comunicação entre os seus agentes, conseguirá alcançar uma melhor disciplina dos seus alunos, reduzirá a violência escolar, melhorará as condições que irá proporcionar aos seus agentes educativos e terá uma melhor compreensão da diversidade cultural das famílias. O conhecimento da realidade sociofamiliar dos educandos e o diálogo com os pais é fundamental para uma correcta e significativa intervenção pessoal e pedagógica dos professores com os seus alunos. Para que possamos implementar o nosso Projeto Educativo é imperioso adotar uma atitude construtiva que valorize os seguintes comportamentos:

• Ouvir as diferentes perspectivas;
  • Observar as diferenças como forças;
  • Centrar-se nos interesses mútuos;
  • Partilhar informações no intuito de construir um entendimento;
  • Respeitar as habilidades e o conhecimento de cada um, solicitando por ideais e opiniões que ajudem na mudança de comportamento;
  • Decisão conjunta que respeite as necessidades dos pais, professores e alunos;
  • Decisão partilhada no que concerne ao programa educacional dos alunos;
  • Fornecer recursos para o alcance de objetivos;
  • Transparecer uma ideia comum do trabalha escolar e do comportamento;
  • Demonstrar vontade em erradicar conflitos;
  • Abster-se de encontrar a falha;
  • Comprometer-se com a partilha de sucessos;
  • Promover interacções positivas e proactivas com as famílias;
  • Incrementar o uso de redes de apoio familiar.

O colégio deve ter a preocupação de promover uma cooperação eficaz com os agentes educativos, mobilizando para o efeito todos os recursos materiais e humanos que tem ao seu dispor. A abertura e disponibilidade de instituição escolar para com a comunidade envolvente trará consequências frutíferas para a concessão e visualização de um colégio activo, democrático e participativo.