O nosso Projecto Educativo, elaborado pelo conselho de direcção do Colégio Elizângela Filomena e aprovado pelos órgãos de administração e gestão, consagra as orientações educativas do Mistério de Educação da República Popular de Angola, explicitando os princípios, os valores, as metas e as estratégias da acção educativa para o quadriénio 2020-2024.

Este documento constitui, assim, o quadro de referência presente à elaboração e acompanhamento do Plano Anual de Actividades e à gestão dos meios previstos no orçamento e à elaboração do relatório de auto-avaliação do Colégio, numa lógica integradora do projecto pedagógico, da organização e gestão e da auto-avaliação da instituição educativa.

Neste sentido, todos reconhecemos que na instituição educativa o Colégio deve ter subjacente um projeto que explique e defina as suas finalidades e objetivos, e que trace as metas a alcançar no âmbito duma formação completa e integrada. Desta forma, entende-se que o Projecto Educativo seja, simultaneamente, um instrumento essencial de inovação e de mudança e um meio orientador da gestão escolar. Assim, construir um Projecto Educativo passa pela reflexão, pelo questionamento, pela identificação dos problemas, pela avaliação dos resultados, pela procura das soluções; enfim, pela mobilização da comunidade educativa em torno de objetivos comuns, numa visão alargada do futuro, e tendo em conta a qualidade da educação. O Projeto Educativo terá de ser um empreendimento colectivo, visto que o seu resultado final terá de ser também a imagem do Colégio e de toda a comunidade; isto é, de todos aqueles que nela exercem a sua acção profissional e dos que nela recebem a sua formação.

Num mundo em constante transformação, o Colégio deve permanecer sempre atento às necessidades e expectativas de todos os que nela procuram a realização das suas vidas; para isso, ele deve definir e executar com equilíbrio as propostas curriculares que disponibiliza, devendo, em cada momento, revelar abertura e capacidade de entender as mudanças éticas e comportamentais que emergem à sua volta.

O Projecto Educativo surge, assim, como um processo dinâmico, um documento orientador de toda a acção educativa, capaz de responder às necessidades reais do colégio, fazendo a ponte entre o que o colégio é e aquilo que dele se espera.

É na elaboração do Projecto Educativo que se concretiza a autonomia do Colégio, e a sua construção e a concretização implicam necessariamente a participação de todos, dentro dos princípios de consciência e responsabilização que regem a comunidade escolar.

Nesta perspectiva, é importante que no colégio cada um se sinta parte activa do grupo; por isso se nos afiguram como de suma relevância o diálogo, a colaboração, a interacção, na busca de soluções para os problemas quer sistémicos quer pontuais. Com esse tipo de relação interpessoal, o resultado será o culminar de um percurso de aprendizagens e vivências em que cada um é aceite com as suas diferenças, com o direito a um caminho que se adeqúe ao seu ritmo e às suas capacidades, mas que permita ao indivíduo em formação um desenvolvimento global e harmonioso do indivíduo que o prepare para a tomada consciente e livre de decisões, para aprender a progredir nu mundo do trabalho, ensinando-o a dar respostas ás novas demandas sociais, sem medo de perdas, sem medo de mudar, sem medo de se qualificar, sem medo do novo, principalmente a novo que vem nas novas ocupações e empregabilidade.

AVALIAÇÃO

A avaliação de qualquer projecto é uma das suas fases de execução. Assim, a avaliação deste Projecto Educativo será determinante para o seu resultado e para a sua melhoria e consequente tomada de decisões futuras.

Parece, pois, importante distinguir entre a avaliação do processo e a avaliação do produto. Desta forma, considera-se necessário, por uma lado, recolher informações que permita o seu desenvolvimento eficaz e, por outro, recolher informação que permita avaliar os seus resultados, tendo em conta:

• A relação entre o projecto e o realizado;
  • A adequação e eficiência da estratégia desenvolvida, considerando eventuais modificações;
  • O grau de cumprimento das metas estabelecidas neste Projecto Educativo.

Formas de Avaliação Previstas

Como documento orientador da acção educativa este projecto deve ser avaliado em diferentes momentos:

1. Avaliações contínuas: para verificar a adequação entre a prática e os objectivos/metas propostos e introduzir correcções (estratégias, conteúdos, actividades, objectivos e metas).
  2. Avaliação no final do ano lectivo: avaliação traduzida sob a forma de um relatório anual das actividades do colégio, divulgado a toda a comunidade educativa.
  3. Avaliação das actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo, previstas no plano anual de actividades (grau de pertinência das actividades face aos objectivos propostos e nível de consecução destes).
  4. Avaliação global do projecto educativo: no final do quadriénio.

Os relatórios deverão ser avaliados pelo Grupo Pedagógico do colégio, com o propósito de regular o processo, estabelecendo prioridades de desenvolvimento do projecto, ajustando e adequando as iniciativas dos diversos intervenientes aos objectivos nele definidos.

FORMAS DE DIVULGAÇÃO

A implementação e concretização do Projecto Educativo requerem o envolvimento da comunidade educativa.

O primeiro passo para a sua efectiva execução è o seu conhecimento.

Assim, o Projeto Educativo è divulgado a toda a comunidade através do sitE do colégio, através da divulgação aos pais na sessão de apresentação no inicio do ano e através do jornal do colégio “Elizângela Filomena”.

As linhas orientadoras do Projeto Educativo devem também ser do conhecimento dos encarregados de educação.