POSICIONAMENTO METODOLÓGICO
Na nossa perspectiva é necessária uma cultura de participação que envolva a comunidade educativa. O colégio passará a usufruir de uma melhor comunicação entre os seus agentes, conseguirá alcançar uma melhor disciplina dos seus alunos, reduzirá a violência escolar, melhorará as condições que irá proporcionar aos seus agentes educativos e terá uma melhor compreensão da diversidade cultural das famílias. O conhecimento da realidade sociofamiliar dos educandos e o diálogo com os pais é fundamental para uma correcta e significativa intervenção pessoal e pedagógica dos professores com os seus alunos. Para que possamos implementar o nosso Projeto Educativo é imperioso adotar uma atitude construtiva que valorize os seguintes comportamentos:
- Ouvir as diferentes perspectivas;
- Observar as diferenças como forças;
- Centrar-se nos interesses mútuos;
- Partilhar informações no intuito de construir um entendimento;
- Respeitar as habilidades e o conhecimento de cada um, solicitando por ideais e opiniões que ajudem na mudança de comportamento;
- Decisão conjunta que respeite as necessidades dos pais, professores e alunos;
- Decisão partilhada no que concerne ao programa educacional dos alunos;
- Fornecer recursos para o alcance de objetivos;
- Transparecer uma ideia comum do trabalha escolar e do comportamento;
- Demonstrar vontade em erradicar conflitos;
- Abster-se de encontrar a falha;
- Comprometer-se com a partilha de sucessos;
- Promover interacções positivas e proactivas com as famílias;
- Incrementar o uso de redes de apoio familiar.
O colégio deve ter a preocupação de promover uma cooperação eficaz com os agentes educativos, mobilizando para o efeito todos os recursos materiais e humanos que tem ao seu dispor. A abertura e disponibilidade de instituição escolar para com a comunidade envolvente trará consequências frutíferas para a concessão e visualização de um colégio activo, democrático e participativo.